Melhor TV 4k

Aqueles que realmente entendem de tecnologia sabem a diferença que faz um bom equipamento. Seja para ver filmes, jogar vídeo games ou ver aquela partida do seu time, uma boa TV é fundamental para obter a melhor experiência.

As TV’s com resolução 4K (também conhecidos como Ultra HD) vieram para revolucionar o mercado de televisores e em poucos meses conquistaram o grande público. A sua resolução é tamanha que simplesmente torna 4x maior o número de pixels das chamadas TV’s Full HD (1080p).

Mas na hora de decidir a melhor TV 4K para aquisição, quais fatores são importantes? de tantos modelos no mercado, qual a melhor?

Para chegarmos a esta conclusão, a nossa análise terá os seguintes fatores:

Tela Curva

Essa aspecto é um tanto quanto pessoal. Segundos os fabricantes, o maior campo de visão e a sensação de profundidade são as vantagens desta tecnologia. Alguns preferem, outros acham pior a experiência. Devido a sua tecnologia ser mais atual, destacarem como ponto positivo os televisores com tela curva, apesar de que o peso deste item não será tão relevante na conjectura final da análise.

Tecnologia 3D

Outro ponto um tanto quanto pessoal. Nem sempre as pessoas costumam usufruir desta tecnologia mas sempre é bom para agregar valor no produto.

Números de Entradas

A tendência é cada vez mais aparelhos conectados. O número de entradas HDMI e USB pesarão positivamente na análise.

Hertz de frequência

Pouca gente repara neste aspecto, mas por incrível que parece a taxa de atualização (hertz) é um ponto fundamental na experiência de assistir uma TV! Basicamente, quanto maior o valor de frequência de uma TV, mais suave é a sua transição entre os quadros da imagem.

Na pratica, o que seria o ideal? Para ser objetivo e sucinto: 60 Hz é insuficiente para termos uma reprodução eficiente. Já valores acima de 240 Hz é quase imperceptível a diferença de uma frequência 120 Hz.

OBS: Há um “marketing” em alguns modelos que informam a frequência com tecnologia empregada, fazendo uma estimativa entre a imagem do quadro anterior e a do quadro seguinte. Então, elaboram uma nova imagem intermediária, e colocam ali no meio pra parecer que a imagem está fluindo. Na prática esse método não funciona. Infelizmente uma joga de marketing das marcas para tentar ludibriar o consumidor.

Consideraremos apenas sua frequência nativa em todos os modelos.

Avaliação Geral dos Usuários

É claro que o famoso “a voz do povo é a voz de Deus” não poderia faltar. A opinião geral dos usuários nos mostra na prática a real satisfação que o produto pode nos dar. O resultado é obtido no somatório das avaliações feitas nas principais lojas do varejo brasileiro.

Avaliação da Marca

Um ranking internacional feito pelo site americano The Top Tens mostra a avaliações feitas pelas principais fabricantes de televisores no mundo.

 

OBSERVAÇÕES:

  • Smart Tv. Por se tratar de uma tecnologia praticamente indispensável nos dias atuais, listaremos somente TV’s com esta função.
  • Surround: Sim, existem variações da qualidade do som dos televisores, mas essa diferença é pouco significativa. Por isso não consideraremos na análise os tipos de tecnologia no que diz respeito ao som. (Quer entender melhor como ter a melhor experiência de som com a sua TV? Veja esta nossa análise sobre os Home Theaters!)
  • Custo x Benefício: Se fôssemos analisar somente as características acima, muito provável que chegaríamos em televisores acima de 6 mil reais. Entretanto, o objetivo aqui é trazer um equilíbrio entre a qualidade do televisor à um preço acessível.